Cursos Técnicos de Nível Médio

Um curso de nível médio objetiva capacitar o estudante com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Acesso imediato ao mercado de trabalho é um dos propósitos dos que buscam este curso, além da perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção no setor produtivo.

O Instituto oferece três formas de cursos técnicos: integrada, concomitante e subsequente. Na forma integrada, o estudante cursa o Ensino Médio juntamente com uma formação profissional no IFMA. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional. Os cursos do PROEJA são integrados e direcionados para pessoas fora da idade escolar que têm apenas o Ensino Fundamental completo. O Campus Viana oferece os seguintes cursos técnicos:

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

O Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas compreende tecnologias relacionadas a infraestrutura e processos de comunicação e processamento de dados e informações.

Técnico em Administração

O Curso Técnico em Administração compreende tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações. Com isso o curso abrangerá ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas de todos os portes e ramos de atuação.

Técnico em Aquicultura

O Curso Técnico em Aquicultura compreende as tecnologias relacionadas à extração e produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira. Abrange prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento, extração, cultivo e produção de recursos naturais e utilização de tecnologias de máquinas e implementos.

Técnico em Agricultura

O Curso Técnico em Agricultura compreende tecnologias relacionadas à extração e produção animal, vegetal e mineral, aquícola e pesqueira. Abrange prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento, extração, cultivo e produção de recursos naturais e utilização de tecnologias de máquinas e implementos.