Você está em: Nossos Cursos ->Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

APRESENTAÇÃO

O Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas compreende tecnologias relacionadas a infraestrutura e processos de comunicação e processamento de dados e informações. Abrange concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e às telecomunicações; especificação de componentes ou equipamentos; suporte técnico; procedimentos de instalação e configuração; realização de testes e medições; utilização de protocolos e arquitetura de redes; identificação de meios físicos e padrões de comunicação; desenvolvimento de sistemas informatizados; e tecnologias de comutação, transmissão e recepção de dados. A definição pelo curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas no Campus Viana foi tomada visando atender às demandas por profissionais técnicos na área de informática que atendam à necessidade do mercado no Estado e contribuindo, substancialmente, para a qualidade dos serviços oferecidos em nossa região, além de formar cidadão-trabalhador com mão de obra para suprir as necessidades da sociedade no âmbito local e regional e, ao mesmo tempo, oferecer à população opções de melhora em sua capacitação profissional.

OBJETIVO

Formar recursos humanos que promovam o desenvolvimento tecnológico da sociedade, em estreita relação com atitudes profissionais éticas, críticas e empreendedoras, com habilidades necessárias para atuar na área de Desenvolvimento de Sistemas, promovendo o desenvolvimento de competências profissionais relativas a construção de software, capacitando o aluno a projetar e implementar o desenvolvimento de softwares seguindo especificações e paradigmas da lógica e das linguagens de programação de computadores, atendendo à demanda por profissionais criativos capazes de manipular as Tecnologias da Informação e Comunicação com eficácia.

APTIDÕES ESPERADAS DOS EGRESSOS

Ao final do curso, o profissional formado deverá:

  • - Modelar, implementar e manter banco de dados;
  • - Realizar testes de software;
  • - Manter registros para análise e refinamento de resultados
  • - Elaborar documentações de sistemas
  • - Aplicar princípios e definição de análise de dados
  • - Desenvolver programas de computador segundo as especificações e paradigmas da lógica e das linguagens de programação
  • - Executar manutenção de programas de computadores.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Empresas de desenvolvimento de sistemas. Departamento de desenvolvimento de sistemas em organizações governamentais e não governamentais. Profissional autônomo.

DETALHES DO CURSO

Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação
Titulação conferida: Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
Forma de oferta: Subsequente ao Ensino Médio
Modalidade de oferta: Presencial
Turno de Funcionamento: Vespertino
Carga Horária: 1.000h
Forma de ingresso: Processo seletivo e transferência
Tempo mínimo e máximo de Integralização: Mínima: de 3 semestres máximo de 06 semestres.
Quantidade de vagas: 40
Coordenador: Francisco da Conceição Silva
E-mail:  francisco.conceicao@ifma.edu.br
Currículo LattesVer currículo
Matriz Curricular: Arquivo para download
Projeto Pedagógico: Arquivo para download
Horários de aulas: Arquivo para download