Você está em: Nossos Cursos ->Técnico em Administração

APRESENTAÇÃO

O Curso Técnico em Administração compreende tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações. Com isso o curso abrangerá ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas de todos os portes e ramos de atuação.

As razões que justificam a oferta do curso estão amparadas na realidade socioeconômica presente na região da Baixada Maranhense, denominada Território Campos e Lagos, que nos últimos anos apresentou um significativo crescimento no setor de comércio e serviços, sobretudo em razão de sua vocação para o comércio.

A Lei nº 11.892/2008 que trata da criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia preceitua que um de seus objetivos é colaborar com o desenvolvimento local e regional por meio de ofertas de cursos técnicos, tecnológicos e profissionalizantes, que visem à consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de cada região (BRASIL, 2008). As vocações regionais representam as demandas concretas dos setores produtivos, bem como aquelas vocações que se apresentam sob a forma de potencialidades para futuras demandas necessárias para os mais variados setores produtivos. Assim, considerando o contexto econômico pelo qual passa o Território Campus e Lagos e ainda, visando responder às demandas por profissionais que atendam à necessidade desta realidade emergente no Estado e no mundo, o IFMA-Campus Viana justifica a oferta do Curso Técnico em Administração na forma Subsequente ao Ensino Médio, por entender que estará favorecendo a elevação da qualidade dos serviços prestados à população nesta área da atividade econômica, formando o Técnico em Administração, através de um processo de apropriação e de produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, além de impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

Diversas pesquisas apontam para a necessidade de maiores investimentos na capacitação e no desenvolvimento dos recursos humanos visando integrar a demanda dos setores comércio e serviços na região, dessa forma o IFMA – Campus Viana vem contribuir para a sociedade com a oferta de cursos técnicos profissionais de acordo com as necessidades da população na região.

OBJETIVO

O Curso Técnico em Administração oferecerá uma formação geral, inicialmente fundamentada em sólidos conceitos básicos que suportarão a absorção de novos conhecimentos e uma formação específica desenvolvida por meio de conceitos, procedimentos, atitudes e valores que visam à entrada (formação específica) e a permanência (formação geral) no mercado de trabalho. Esta modelagem articulada sinergicamente garantirá ao discente o pleno exercício da cidadania e do desenvolvimento de sua capacidade profissional.

APTIDÕES ESPERADAS DOS EGRESSOS

Ao final do curso, o profissional formado deverá:

  • - Realizar funções de apoio, execução e controle administrativo em organizações;
  • - Protocolar, arquivar, confeccionar e expedir documentos administrativos;
  • -Executar rotinas de pessoal, tais como: admissão, demissão, folha de pagamentos, concessão de benefícios, cálculos trabalhistas, entre outras;
  • - Executar rotinas de gestão de pessoas, tais como: recrutamento e seleção, integração, treinamento e desenvolvimento, remuneração;
  • -Conhecer princípios e aplicações de processos produtivos e logísticos, tais como: planejamento e controle da produção, gestão de materiais (compras, controle de estoque), distribuição e layout, sequenciamento e balanceamento;
  • - Operar sistemas de informação gerencial;
  • - Utilizar ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Empresas e organizações públicas e privadas com atuação em marketing, recursos humanos, logística, finanças e produção.

DETALHES DO CURSO

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Titulação conferida: Técnico em Administração
Forma de oferta: Subsequente ao Ensino Médio
Modalidade de oferta: Presencial
Turno de Funcionamento: Diurno
Carga Horária: 1.000h
Forma de ingresso: Processo seletivo e transferência
Tempo mínimo e máximo de Integralização: Mínima: de 3 semestres máximo de 06 semestres.
Quantidade de vagas: 40
Coordenador:
E-mail
Currículo Lattes
Matriz Curricular: Arquivo para download
Projeto Pedagógico: Arquivo para download
Horários de aulas: Arquivo para download