Você está em: Nossos Cursos ->Técnico em Aquicultura

APRESENTAÇÃO

O Curso Técnico em Aquicultura compreende as tecnologias relacionadas à extração e produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira. Abrange prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento, extração, cultivo e produção de recursos naturais e utilização de tecnologias de máquinas e implementos. A aquicultura abrange principalmente os cultivos de peixes (piscicultura); camarões (carcinicultura); rãs (ranicultura); moluscos (malacocultura) e o cultivo de algas que podem ser macro ou microalgas.

O Maranhão possui extensas bacias hidrográficas e inúmeros lagos propícios ao desenvolvimento da aquicultura interior, assim como 640 km de extensão de zona costeira potencial ao desenvolvimento da maricultura, além de reunir condições ambientais favoráveis a essas atividades: regularidade climática, boa disposição solar, temperatura estável das águas e grandes áreas disponíveis. Na região da Baixada Maranhense onde está situada as cidades de Viana, Arari e Matinha, o panorama da piscicultura vem sendo mudado em função dos processos de capacitação provenientes de órgãos que atuam diretamente com a capacitação de produtores.

Atualmente é possível destacar dois modelos de negócios na região, sendo um de subsistência, formado por produtores sem tecnificação, e outro em processo de profissionalização e/ou profissionalizado, ambos sendo fonte do fornecimento de peixes para o mercado local e destinados para outras regiões. Nesse aspecto, a profissionalização de técnicos é fundamental para a manutenção e aprimoramento desse arranjo produtivo local, possibilitando um grande avanço da Aquicultura na região dos Campos e Lagos, assim como em todo território da Baixada Maranhense o que justifica a oferta desse curso pelo IFMA Campus Viana, que visa contribuir substancialmente, para a qualidade dos serviços oferecidos em nossa região, além de formar o cidadão-trabalhador com mão de obra para suprir as necessidades da sociedade no âmbito local e regional e, ao mesmo tempo, oferecer à população opções de melhoria em sua capacitação profissional.

OBJETIVO

Formar o cidadão trabalhador, eticamente responsável, dotado de capacidade crítica, autonomia intelectual, apto a atuar com competência empreendedora (conhecimentos, habilidades e valores) na gestão da organização da produção aquícola na preparação científica com aptidão para utilizar diferentes tecnologias relativas à aquicultura, buscando a autossustentabilidade dos sistemas aquícolas nos diferentes níveis, permitindo sua atuação individual ou trabalhos em grupos multidisciplinares, tendo como foco os arranjos produtivos locais, a agricultura familiar e a sustentabilidade, para o desenvolvimento econômico regional.

APTIDÕES ESPERADAS DOS EGRESSOS

Ao final do curso, o profissional formado deverá:

  • - Realizar projetos de implantação de sistemas de cultivos continentais e marinhos com base no manejo e na qualidade dos produtos e das águas, de acordo com as realidades locais e com a aptidão dos ambientes naturais;
  • - Utilizar tecnologias e sistemas de produção e manejo aquícola e de beneficiamento do pescado;
  • - Reconhecer os aspectos biológicos e fisiológicos das principais espécies de cultivo e aplica os princípios de nutrição e de manejo alimentar das principais espécies cultivadas;
  • - Respeitar as mudanças ambientais, sociais, tecnológicas e a legislação vigente, com capacidade de monitorar tanto a água quanto os ecossistemas da exploração, além de executar todas as atividades de manejo, processamento do pescado e técnicas de extensão aquícola e pesqueira;
  • - Analisar e avaliar os aspectos técnicos, econômicos e sociais da cadeia produtiva da aquicultura;
  • - Monitorar o uso racional da água para produção de organismos aquáticos de forma qualitativa e quantitativamente;
  • - Aplicar a legislação e as normas ambientais pertinentes à atividade;
  • - Executar atividades de extensão e gestão na cadeia produtiva;
  • - Monitorar os parâmetros físicos e químicos e correção da água;
  • - Elaborar projetos de implantação de empreendimentos e atividades aquícolas, acompanhando desde obras iniciais até o povoamento e sua manutenção.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Instituições de pesquisa, extensão e assistência técnica. Profissional autônomo. Empreendimento próprio. Propriedades rurais. Cooperativas e associações.

DETALHES DO CURSO

Eixo Tecnológico: Recursos Naturais
Titulação conferida: Técnico em Aquicultura
Forma de oferta: Subsequente ao Ensino Médio
Modalidade de oferta: Presencial
Turno de Funcionamento: Diurno
Carga Horária: 1.000h
Forma de ingresso: Processo seletivo e transferência
Tempo mínimo e máximo de Integralização: Mínima: de 3 semestres máximo de 06 semestres.
Quantidade de vagas: 40
Coordenador: Lucas Fernandes Silva
E-mail
Currículo Lattes: Link do Lattes
Matriz Curricular: Arquivo para download
Projeto Pedagógico: Arquivo para download
Horários de aulas: Arquivo para download